Um novo ato contra o aumento da passagem de ônibus em Santa Maria está marcado para as 17h desta terça-feira. O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Sidenir Cardoso, diz que a orientação para os policiais militares que vão acompanhar a manifestação é a mesma: garantir o direito ao protesto e manter a ordem.
Na quinta-feira passada, durante o último protesto, um confronto entre manifestantes e Brigada Militar deixou um saldo de 21 feridos _ 18 manifestantes e três policiais.
O comandante preferiu não adiantar como será feito o policiamento e nem quantos policiais militares devem acompanhar a manifestação desta terça-feira.
_ Vamos acompanhar para garantir o direito de as pessoas se manifestarem livremente e não vamos permitir atos criminosos. Teremos um número suficiente de PMs para fazer a segurança de um evento como esse _ argumenta o tenente-coronel.
Sobre as agressões ocorridas no último protesto, o comandante diz que o caso está sendo investigado.
_ Instauramos um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias que levaram a uma ação diferente daquela que é a nossa orientação _ explica o comandante do 1º RPMon.